Abrir uma academia de lutas é um sonho de qualquer atleta que chegou à faixa-preta ou que conquistou muitos títulos em sua modalidade.
São anos treinando e se aperfeiçoando para chegar em um ponto onde a carreira o coloca em uma vitrine que pode ser usada não apenas como uma forma de distração ou boa forma. Deve-se também trazer algum retorno financeiro e uma carreira que pode unir o prazer com a profissão. No entanto, uma das coisas essenciais que deve-se saber ao encarar esta nova “batalha”, é que um centro de lutas ou dojo é uma empresa como qualquer outra.
Ou seja, você não é apenas um professor/treinador, você passará a ser um empresário e com isso terá todos os ônus e bônus desta escolha e a gestão apropriada é essencial.
Com isso em mente, destaco algumas das ferramentas que você deverá conhecer para embarcar nesse caminho!
Cadastro atualizado de alunos e fornecedores
Sim, pode parecer óbvio, mas muitas vezes quando se é professor terceirizado, isto não é uma preocupação e no máximo que se tem é o telefone do aluno. Quando a academia é sua, isto muda.
Você precisa ter os dados e fazer a correta gestão daqueles que frequentam seu espaço principalmente para a formação de mailing. Ou seja, dados de correspondência para manter um relacionamento comunicativo com quem frequenta (notícias, avisos, etc) e também para buscar aqueles que se afastaram.
No caso de fornecedores, ter o telefone daquele vendedor de tatame que entrega rápido pode ser um grande diferencial!
Padronização de processos do dojo
Quais são os seus horários? Como é feita a inscrição? É cobrada matrícula no momento e mais a mensalidade ou não? Família tem desconto? Estas são questões que devem ser padronizadas para que se tenha consistência nos métodos. Isto traz a sensação de segurança para o aluno que chega no seu dojo e facilita o trabalho de quem estará trabalhando com isto, como uma secretária por exemplo.
Para ver se seus processos estão dando certo, recomendo o uso do Ciclo PDCA, uma ferramenta de gestão fácil de ser aplicada e que pode trazer muitos benefícios.
Identidade na internet
Sim, nos dias de hoje ter um website agradável e com conteúdo é essencial, pois muitas pessoas utilizam a pesquisa do Google para encontrar o que precisam.
O Facebook também é uma excelente ferramenta, onde você poderá deixar seus alunos fazer check-in, comentar e postar fotos. No entanto o website é algo que não vai depender de terceiros. Lembra do Orkut? Pois é, pode ser que um dia o Facebook não seja mais a vitrine, então tenha seu site sempre atualizado!
Gestão do Financeiro na academia de lutas: as contas a pagar e o que tem a receber
Este é um dos pontos que mais assusta na hora de montar uma empresa, mas é o mais importante.
Você precisa ter um controle do movimento de dinheiro da sua academia de lutas. Saber se no mês que vem o valor que vais receber dos alunos é o suficiente para pagar as contas da empresa. Aluguel, luz, água e impostos entre outros. Ou se terás que aumentar a captação com mais alunos ou outros recursos, como venda de equipamentos por exemplo.
Lembre-se que as contas estão sempre chegando, independente se você tem ou não o valor para quitá-las.
Faça um livro-caixa ou adote um sistema de gestão como o DojoWeb para automatizar os processos de controle!
Qualifique-se como um gestor!
Por fim, esta é a dica derradeira. Procure cursos sobre gestão financeira ou de pequenas empresas. O Sebrae tem sempre excelentes opções de cursos de curta duração e consultores que podem ajudar neste começo da vida empresarial e assim evitar muitos erros que poderão atrasar ou mesmo impedir o sucesso do seu negócio.